Trata-se de uma cirurgia para desinvaginar ou reduzir os mamilos.
Mamilos invertidos ou planos são uma realidade pouco atraente para um grande número de mulheres, causando problemas psicológicos, sexuais e dificultando o processo de aleitamento.
Os mamilos invertidos ou planos ocorrem devido à existência de poucos galactóforos (canais lácteos) ou pela sua retracção que retrai o mamilo e não o deixa projectar-se.
Mamilos invertidos são um problema comum entre as mulheres. Em geral, o bico do seio apresenta cavidade ou parece estar dividido em dois.
Há tratamentos que se podem fazer, mais ou menos eficazes, como massagem com estimulação, regular e periódica, ou a utilização de aparelhos tipo «bomba» para tirar o leite.
Estes métodos só têm eficácia nalguns casos. A realização de uma pequena cirurgia, sob anestesia local, resolve este problema com alto grau de eficácia.
Há casos ao contrário, com mamilos demasiado grandes e longos. Também é possível, através de uma pequena cirurgia sob anestesia local, reduzir o seu tamanho e comprimento.
Em ambos os casos as causas são genéticas.
Qual a anestesia utilizada na plastia dos mamilos?
É a anestesia local com ou sem sedação, dependendo do desejo e sensibilidade de cada pessoa. Não há internamento.
Como são e onde ficam situadas as cicatrizes?
Em ambos os tipos de cirurgias, as cicatrizes não são perceptíveis, podendo apanhar sol directo a partir da 3ª semana.
Quanto tempo dura o resultado?
Nestas cirurgias o resultado é para sempre, depois de alcançada a sua estabilização. É preciso ter em atenção, que a probabilidade de dar de mamar após estas cirurgias, é diminuta.