O que são os fillers?
Os preenchimentos podem ser feitos com vários produtos (fillers), que podem ser definitivos e/ou temporários. Os primeiros, permanecem nos tecidos muitos anos ou mesmo toda a vida, enquanto que os segundos vão sendo reabsorvidos e/ou integrados nos tecidos. Por isso têm indicações e técnicas de aplicação diferentes.
Os fillers podem ser usados na face (incluindo os lábios) e em diversas parte do corpo, designadamente no pescoço, decote e maõs.
Como funcionam os fillers?
Os fillers atuam por aumento de volume do tecido onde são colocados. Vários tipos de rugas, depressões, vincos, sulcos e cicatrizes podem ser tratados através dos preenchimentos. São adaptáveis a uma grande diversidade de situações.
A técnica de aplicação é muito importante para que não existam distorções da imagem facial e para que os resultados sejam naturais. Alguns fillers proporcionam resultado imediato enquanto que outros, os chamados bioestimuladores, necessitam de algum tempo para que os benefícios se observem por completo. É possível utilizá-los de forma combinada num mesmo tratamento.
Como aplicamos os fillers?
Na clínica milénio os preenchimentos só se realizam com produtos sintéticos que não causam alergias e que estão aprovados pelos organismos internacionais. Não são necessários testes de alergia prévios pois os materiais que usamos são biocompatíveis. A seleção de um determinado produto depende do tipo, localização e severidade do problema a tratar mas também das características da pele do paciente.
Os diferentes preenchimentos existentes requerem técnicas distintas. Contudo, a sua aplicação demora cerca de meia hora, não é dolorosa e não implica alteração da vida quotidiana. Trata-se quase sempre de um tratamento «express», realizado à hora de almoço.
Raramente é necessária uma pequena anestesia local pois utilizamos técnicas minimamente invasivas que permitem que os fillers sejam comodamente aplicados no plano desejado dos tecidos e fiquem naturalmente integrados nos mesmos.
