Os lábios, devido à sua cor, textura, forma e volume, representam um componente essencial na atratividade do rosto. A perda de volume, elasticidade e suporte estrutural são processos típicos no envelhecimento dos lábios e da região perioral.
Com a idade surgem rugas verticais superficiais que se tornam progressivamente mais profundas, a convexidade natural dos lábios é perdida e a projeção do arco do cupido e das colunas do filrtum diminuem gradualmente aplanando esta região. Todas estas alterações condicionam um fácies “entristecido”.
Esta situação pode e deve ser prevenida precocemente sendo o preenchimento labial o tratamento adequado. Naturalmente tem que haver uma forte motivação por parte do paciente que quer corrigir algo do seu rosto. Essa vontade muitas vezes aumenta após o Médico explicar criteriosamente as técnicas e respetivos resultados desmistificando assim algumas ideias preconcebidas.
As indicações desta intervenção médica minimamente invasiva são as seguintes:
- Hidratação labial
- Delinear o contorno labial
- Aumentar o volume e projeção dos lábios
- Elevar as comissuras labiais descaídas (cantos da boca)
- Correção de assimetrias labiais
- Diminuição da exposição gengival
- Suavizar as rugas periorais (código de barras)
- Reequilíbrio das proporções faciais
É de vital importância a consulta de avaliação que precede o tratamento, pois nela é avaliado cada caso específico tendo em consideração fatores como etnia, padrões culturais, idade, género e também se existe alguma contraindicação. A intervenção é realizada em ambulatório e tem uma duração média de 20 minutos. Após a aplicação de pomada anestésica, é injetado o ácido hialurónico que é uma substância biocompatível e reabsorvível que se assemelha a um gel. A injeção poderá ser realizada com agulha ou com micro-cânulas. No primeiro dia é normal surgir um pequeno hematoma ou edema nos lábios, mas que rapidamente desaparece.
O sucesso do resultado passa também pelo cumprimento das seguintes recomendações:
- Aplicar gelo por períodos de 15 minutos nas primeiras 24 horas
- Evitar a exposição solar direta durante 48 horas
- Evitar a exposição solar até que eventuais hematomas desapareçam
- Evitar exercício físico intenso durante 48 horas
- Evitar sauna e outras fontes de calor durante 48 horas
- Massajar suavemente qualquer irregularidade que possa sentir
- Ingerir bastante água
- Hidratar os lábios
- Evitar comidas salgadas e bebidas alcoólicas na primeira semana
Os resultados são imediatamente percetíveis e a duração do efeito é de 9 a 12 meses dependendo do produto utilizado, bem como do próprio organismo. O preenchimento labial requer manutenção, por isso recomendo a sua repetição com uma periodicidade semestral de forma a manter constante o novo aspeto.
Artigo original aqui