O que é o peeling universal?
O peeling universal é um peeling médio-profundo originário da América do Sul. O seu nome resulta da sua enorme versatilidade pois permite tratar todos os tipos de pele (inclusivamente as mais escuras) e várias situações clínicas.
Quimicamente é um peeling de fenol modificado, tamponado, onde a absorção sistémica dos produtos aplicados na pele não existe. Ou seja, os produtos só atuam localmente.
O protocolo do peeling universal varia conforme a «agressividade» e potência que se pretende que tenha. Pode ser feito em 3 dias seguidos se a condição a tratar é mais grave e se deseja um peeling mais profundo.
Para que serve o peeling universal?
O peeling universal só está indicado para a face e pescoço. É possível tratar desde rugas a cicatrizes, passando pelas irregularidades pigmentares (como lentigos e alguns melasmas) e acne activo e suas «cicatrizes».
È bastante eficaz nas marcas de acne quer sejam alterações pigmentares (normalmente são escuras) e/ou quer sejam cicatrizes.
Como fazemos o peeling universal?
O peeling universal realiza-se em consultório sem sedação nem analgesia. O protocolo é simples de seguir e a renovação da pele (que é o seu objetivo) ocorre de forma natural e espontânea. Pode ser repetido as vezes necessárias.
O paciente sai da clínica com um creme rico em vitaminas e antioxidantes cobrindo a face. Esta espécie de «máscara» vai permanecer a atuar no rosto durante um período de tempo variável que pode ir desde «poucas até algumas horas».
Nas situações mais complicadas e graves o peeling univsersal pode ter de se repetir dois ou mesmo três dias seguidos para aumentar a sua intensidade e, logo, a sua eficácia.
A pele começa a renovar-se pelo 3º dia e, geralmente, ao final de sete dias, podem ser retomadas as actividades diárias normais.