Para que serve o despigmentante?
As alterações hiperpigmentares («mais escuras») da face são frequentes e consistem, na maior parte das vezes, em depósitos crónicos e irregulares de melanina que podem estar localizados numa determinada zona (por exemplo no lábio superior) ou ser generalizados, por toda a face. Esta situação chama-se melasma sendo grande a variedade de apresentações e «formas» que pode ter.
A acção principal do tratamento despigmentanteé controlar as hiperpigmentações que se devem ao aumento da produção de melanina.
O melasma é hormonalmente mediado (praticamente só afeta as mulheres) e geneticamente pré-determinado existindo, portanto, pessoas que nascem com uma certa «tendência» para ter.
Em que consiste o despigmentante?
O despigmentante é um método seguro, que não provoca «acção peeling» sendo eficaz em todo o tipo de melasmas e compatível com todos os tipos de pele. É igualmente útil em peles mistas ou acneicas para controlar a oleosidade e sempre que se deseje um efeito de rejuvenescimento facial global sem demasiada agressividade.
Tem a particularidade de ser um elaborado «à medida de cada um» já que os diferentes produtos existentes se manipulam de acordo com as características específicas de cada paciente: a idade, a cor da pele, o tempo de evolução, profundidade e localização do melasma, etc.
Como fazemos o despigmentante?
Previamente à aplicação dos produtos despigmentantes, estudamos e preparamos a pele cuidadosamente. O tratamento não é doloroso nem «agressivo» para a pele sendo possível fazer-se a vida normal durante todo o processo.
O despigmentante permite obter uma melhoria rápida da pele mas que é ainda melhor com o tempo, à medida que os produtos despigmentantes vão atuando e bloqueando a produção de melanina. A pele fica mais uniforme e luminosa, com menos «manchas» sendo necessário ir implementando medidas cosméticas de acordo com cada situação clínica em concreto.