Cirurgia para remover pele, gordura, reparar a musculatura abdominal e reposicionar o umbigo.
A abdominoplastia pode ser simples, em que só se retira pele e gordura na parte inferior do abdómen abaixo do umbigo, e é realizada na Clinica Milénio, com indicação quando há um excesso de pele na parede abdominal, independentemente, de ter ou não estrias, em que não se preconiza a necessidade de tirar pele acima do umbigo, nem mexer no umbigo e nem há necessidade de tratar o músculo.
Este tipo de abdominoplastia realizada na Clinica Milénio, chamada simples ou limitada, tem indicações só para determinados casos previamente avaliados.
Trata-se de uma cirurgia muito menor do que a abdominoplastia completa, convencional ou clássica, que implica anestesia geral, internamento de um ou mais dias e um pós-operatório mais prolongado.
Sem dúvida que há casos em que se impõe este tipo de cirurgia e que só se têm resultados através de uma cirurgia mais completa como esta. Outros casos há em que se opta por um resultado mais discreto, mas com menos cicatrizes, sem anestesia geral e sem internamento com um pós-operatório completamente diferente.
Que tipo de anestesia é utilizada para esta operação?
Anestesia local com sedação não sendo, por isso necessário internamento, na abdominoplastia simples.
Anestesia geral com internamento de 1 a 3 dias na abdominoplastia completa.
Que cicatrizes e onde ficam?
As cicatrizes ficam na região abdominal inferior bem baixa na região supra púbica. O seu tamanho varia de caso para caso e se é simples ou completa, sendo que na simples é sempre mais pequena que na abdominoplastia completa. A cicatriz vai-se tornando imperceptível com o decorrer do tempo e é facilmente disfarçável com o vestuário de verão.
Quando posso retomar a vida normal?
A recuperação depende de caso a caso e de pessoa para pessoa e do tipo de abdominoplastia. Ao fim de 3 a 7 dias pode conduzir, ao fim de uma semana consegue fazer a vida quase normal sem esforços ou coisas violentas em ambas as situações. Exercício físico e desporto sem restrições não são indicados antes de 3-4 semanas.
Qual a evolução pós-operatória?
O resultado final, embora se veja logo, leva alguns meses a atingir o final, dependendo da quantidade tirada e do tipo de cirurgia realizada.. A primeira semana é aquela em que os inchaços são mais frequentes. Por volta da 3ª e 4ª semana atinge resultados mais próximos do normal mas o resultado definitivo só ao fim de 6 meses a 1 ano.